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Ministro dos Portos e prefeita assinam convênio para novo acesso ao porto

O ministro dos Portos Antônio Henrique da Silveira, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) Renato Barco e a prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito assinaram um convênio, na segunda-feira (10), para a construção de um novo acesso ligando a rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera) e a avenida Santos Dumont. A obra deverá desafogar em cerca de 40% o trânsito de caminhões na rua Idalino Pinez, a popular Rua do Adubo.
“Este acesso, que é a primeira fase da segunda etapa da Perimetral, compreende a ligação da Piaçaguera à Santos Dumont, ao lado das empresas Dow Química e Fassina. É uma obra muito importante, pois vai distribuir tanto as cargas que vão para a região do Terminais de Granéis do Guarujá (TGG), Terminal Marítimo do Guarujá (Termag) e Santos Brasil, quanto as que vão para a Cargill, Cutrale, Dow, Fassina, Grille”, explicou a prefeita Antonieta.
Os custos das obras serão divididos entre as empresas portuárias, por meio de consórcio. Elas serão responsáveis pela execução do projeto e a construção do acesso em uma área de 50×600 metros, que pertence às empresas Dow Química e Fassina. O projeto completo, com a ligação da fase 2 da Perimetral, prevê um viaduto e a segregação do trânsito urbano.

Em seis meses
Segundo o presidente da Codesp Renato Barco, o novo acesso ficará pronto em seis meses. “Para a próxima safra agrícola, será necessária uma gestão intensiva dos governos federal, estadual, municipal e da Codesp, no sentido de administrar o fluxo da safra. Na prática, vamos trabalhar com os pátios reguladores, organizar a fila de chegada dos caminhões para que o impacto na cidade seja o menor possível”, prometeu.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) Rogério Sachs, o novo acesso de caminhões será benéfico para a cidade como um todo. “É muito importante tanto para as empresas como para a sociedade civil, pois melhora a condição porto X cidade. Hoje ainda temos uma condição ruim, em função de haver apenas um acesso (Rua do Adubo), mas este novo acesso facilitará até que tenhamos a complementação do processo com a segunda etapa da Perimetral. A cidade ganha com isso, o porto ganha com isso, e todo mundo sai contente.”

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