NOTÍCIAS

Prefeitura de Guarujá vai implementar IPTU eletrônico em 20 bairros; saiba quais

Data: 17/12/2020

A partir de 2021, três zonas territoriais do Guarujá deixarão de receber os carnês impressos, antes enviados pelos Correios e passarão a receber o IPTU Digital. Zonas territoriais são aglutinações dos bairros de uma cidade, separados por região. 

Passarão a receber o IPTU eletrônico, a Zona 0 (Centro, Vila Maia), Zona 1 (Jardim e Parque Guaiúba, Jardim Astúrias, Jardim Las Palmas, Loteamento Alexandre Migues Rodrigues, Parque Guarujá, Praia do Tombo, Vila Castelinho, Vila Fortuna, Vila Luiz Antônio, Vila Outeiro e Vila Alzira) e Zona 5 (Jardim Santense, Jardim Enguaguassu, Pae Cará, Vila Cunhambebe, Vila Itapema e Vila Alice).  As informações foram divulgadas pela prefeitura, no Diário Oficial da Cidade desta quarta-feira, 16. 

De acordo com instruções da gestão municipal de Guarujá, os contribuintes devem entrar no site da Prefeitura de Guarujá e acessar seu carnê. O pagamento do imposto poderá ser feito por qualquer meio eletrônico, usando o código de barras do boleto. Se o morador preferir, poderá imprimir a guia e realizar o pagamento em qualquer agência bancária, dentro da data de vencimento. De acordo com a gestão municipal, a digitalização do IPTU será implantada com foco na economia de gastos, visando diminuir a quantidade de carnês impressos. Atualmente são mais de 115 mil lançamentos, que geram uma grande despesa entre impressão e distribuição de guias. 

“A emissão digital é mais moderna e permite que o contribuinte acesse seu próprio carnê pela internet, gerando economia de gastos referentes à impressão e entrega de guias”, explica a secretária municipal de Finanças, Leila Sales Acúrcio Torres. A Prefeitura tem como meta a digitalização de todo o lançamento do IPTU em 2022. A cidade já digitalizou a cobrança mobiliário fiscal e usa a experiência como exemplo para o IPTU eletrônico. 

 

Para buscar o carnê na internet é preciso acessar o site www.guaruja.sp.gov. br/iptudigital e entrar no campo de cobranças, clicando na opção ‘IPTU’.

Em seguida o contribuinte deverá digitar o número do cadastro imobiliário do imóvel (encontrado no carnê impresso de 2020 ou de outros exercícios) para ter acesso ao carnê digital. Na tela de cobranças, o usuário terá acesso às guias eletrônicas do IPTU 2021, que poderá visualizar ou imprimir, optando pelo pagamento em cota única ou parcelado.

Nos postos da prefeitura, o munícipe poderá imprimir cópias do IPTU ou tirar dúvidas com relação ao novo sistema. O cronograma de atendimento do posto será divulgado semanalmente pela prefeitura de Guarujá. Além do posto volante, a Prefeitura também divulgará o novo sistema com afixação de faixas nos bairros atendidos, distribuição de panfletos casa a casa e publicidade por meio de carro de som.  

Zonas com IPTU Digital

Zona 0

Centro, Vila Maia

Zona 1

Jardim e Parque Guaiúba, Jardim Astúrias, Jardim Las Palmas, Loteamento Alexandre Migues Rodrigues, Parque Guarujá, Praia do Tombo, Vila Castelinho, Vila Fortuna, Vila Luiz Antônio, Vila Outeiro e Vila Alzira

Zona 5

Jardim Santense, Jardim Enguaguassu, Pae Cará, Vila Cunhambebe, Vila Itapema e Vila Alice

 

 


FONTE: Sistema Costa Norte de Comunicação

POR: Da Redação

FOTO: casa no Guarujá / reprodução / iguatemar imóveis



OUTRAS NOTÍCIAS